DAS INSCRIÇÕES
ART. - 02 Cada equipe poderá inscrever no máximo 25 (vinte e cinco) e no mínimo 15 (quinze) atletas com nome completo, R.G. e poderá ficar no Banco de Reservas até 09(nove)atletas.
ART. - 03 Os atletas inscritos deverão ter:
IDADE MÍNIMA DE 35 ANOS COMPLETADOS EM 2024.
2 ATLETAS NASCIDOS EM 1994 E GOLEIRO LIVRE
OBS: OS PAGAMENTOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO PODERÁ SER FEITO ATÉ A SEGUNDA RODADA DE CADA EQUIPE.
ART. - 04 A reunião do Congresso técnico será realizada no dia 10/03/2024, às 15:00 horas, No Campo do 37,
ART. - 05 Será permitido a inscrição de atletas até a última rodada da primeira fase.
ART. – 06 No transcurso do campeonato constatando-se qualquer irregularidade na inscrição de qualquer atleta, o mesmo será eliminado da competição.
ART. - 07 O atleta inscrito em mais de uma equipe, será considerado na primeira súmula que participar, sendo cancelado em outra ficha de inscrição, e a equipe perderá uma inscrição deste atleta. DOS JOGOS
ART. - 08 Os jogos terão dois tempos com duração de 30 (trinta) minutos e intervalo de 08 (OITO) minutos para descanso.
ART. - 09 No banco de reservas, só poderão permanecer o Diretor, o Técnico e o Massagista, e os atletas devidamente uniformizados.
ART. - 10 A equipe que estiver a esquerda da tabela (mandante), havendo igualdade das cores do uniforme, está terá 15 (quinze) minutos para providenciar a troca do mesmo.
ART. - 11 Será considerado documento hábil, para identificação do atleta Cédula de Identidade original (RG), Carteira Nacional de Habilitação(nova), Carteira Profissional ou documentos com foto, que deverá ser apresentada obrigatoriamente antes do inicio de cada partida ao responsável pelas anotações na pré sumula. Os Atletas e Comissão Técnica que estiverem sem a Carteira acima descrita, não terão condição de jogo.
ART. - 12 Das substituições serão LIVRES.
ART. - 13 Os jogos terão inicio em horário determinado pela Comissão Organizadora, e serão disputados aos domingos, com inicio as 07:00 horas. Haverá 15 MINITOS de tolerância de atraso, apenas para o 1º jogo,sendo considerada perdedora a equipe que chegar após o horário, considerado ainda o placar de 01 X 00 em favor da equipe adversária.
ART. – 14 Será eliminada a equipe que causar o W.O e não participará no ano de 2025,e serão suspensos somente os atletas que não compareceram no dia do WO, dentro do horário da partida.
ART. 14 A – WO ou desistência da equipe será revertido a pontuação para as equipes envolvidas na chave, sendo considerado placar 01X00.
ART. - 15 Para a equipe ganhar os pontos da partida considerada W.O., a mesma deverá estar em campo com o mínimo de 07 (SETE) atletas devidamente uniformizados e relacionados na sumula de jogo.
ART. - 16 Toda sumula deverá constar assinaturas do capitão , que deverá assinar a sumula antes do inicio da partida.
ART. - 17 Cada equipe deverá levar obrigatoriamente para o seu jogo, uma bola nova ou em condições de jogo, e deverá apresentar no início do jogo ao representante.
ART. - 18 No campeonato será permitida a participação de equipes já constituídas no município Embu Guaçu e Região.
ART. - 19 As tabelas serão montadas pela Comissão Organizadora/Liga Embuguaçuense de Futebol , e somente poderão ser alteradas pelo mesmo.
DAS PENALIDADES E RECURSOS
ART. - 20 O Atleta expulso, estará automaticamente suspenso da partida subseqüente da sua equipe.
Parágrafo Único – O Atleta que for expulso da partida não poderá permanecer no banco de reservas.
ART. - 21 O atleta que receber o 3º cartão amarelo, estará automaticamente suspenso da partida subseqüente de sua equipe, independente da fase da disputa. O cartão amarelo é acumulativo, na SEMIFINAL, caso ocorra o 3º cartão amarelo o atleta deverá cumprir o mesmo.
ART 21 A- Os Cartões serão zerados na Fase Semi Final e Final, mas caso ocorra 3ª Cartão amarelo ou expulsão o mesmo deverá cumprir automaticamente.
ART. - 22 A equipe que utilizar atleta suspenso implicará na eliminação Da equipe, e a pontuação de 03 pontos a equipe adversária.
ART. - 23 O Atleta ou Membros da Comissão Técnica que venha agredir, árbitros e auxiliares, membros ou representantes da Comissão Organizadora, a equipe estará eliminada da competição e suspenso por 01 (um) ano.
ART. - 24 A agressão física a adversários, será julgada conforme relatório do árbitro na sumula de jogo bem como do representante da Comissão Organizadora, será eliminado do campeonato.
ART. - 25 A invasão tumultuosa ou abandono de campo, serão considerados como atos de indisciplinas e a equipe poderá ser punida com a eliminação do campeonato, após o julgamento da Comissão Organizadora.
ART. – 25.1 As Equipes são responsáveis por manter suas torcidas fora do campo no decorrer do jogo. O descumprimento deste artigo fica sujeito a punição de acordo com julgamento da Comissão Organizadora.
ART. - 26 As equipes participantes do campeonato serão considerados como conhecedoras das leis esportivas, regras da F.P.F., bem como códigos que complementam as regras das entidades ligadas como: C.B.F e FIFA, assim como, este regulamento que rege o campeonato, submetendo-se assim sem reserva alguma a todas as consequências que dela possam emanar.
ART. - 27 Os responsáveis pelas equipes, deverão manter o nível disciplinar de seus atletas e torcedores, evitando que adentrem ao campo, para agressão a qualquer membro que do campeonato esteja participando, assim como, atirar objetos dentro do campo, evitando transtornos a partida.
ART. - 28 Caberá direito a recurso contra irregularidade observada durante a realização do campeonato sempre que uma equipe puder comprovar que a outra equipe deixou de cumprir qualquer artigo do regulamento geral, os recursos terão que ser assinados pelos responsáveis das equipes e só serão válidos para a partida em questão, e a decisão não terá efeito retroativo.
ART. - 29 Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora , sem interferência de quem quer que seja, que não faça parte da comissão organizadora e julgadora.
ART. - 30 Todos os recursos deverão ser enviados por escrito a Liga Embuguaçuense de Futebol , até às 15:00 horas do primeiro dia útil, após a realização da partida. SISTEMA DE DISPUTA
ART. - 31 O sistema de disputa ficará a cargo da Comissão Organizadora, bem como a distribuição dos cabeças de chave.
ART. - 32 A forma de disputa do campeonato será:
04(QUATRO) chaves de 6(SEIS) equipes cada, sendo CONFRONTOS DENTRO DA CHAVE..
Classifica-se para as Oitavas de Final as 04 (QUATROS) primeiras colocadas de cada Chave.
Nas Oitavas de Final o cruzamento se dará onde a 1ª(primeira) melhor colocada pega a 16ª (Decima Sexta) Colocada da classificação geral, assim consecutivamente, sendo eliminatória simples para as Quartas de Final.
Nas Quartas de Final o cruzamento se dará onde a 1ª(primeira) melhor colocada pega a 8ª (Oitava)Colocada da classificação geral, assim consecutivamente, sendo eliminatória simples para a Semi - Final.
Na Semi- Final o cruzamento se dará onde a 1ª(primeira) melhor colocada pega a 4ª (Quarta) Colocada a 2ª(Segunda) colocada pegará a 3ª(terceira) colocada da classificação geral, sendo eliminatória simples para a Final.
PARAGRÁFO UNÍCO – Nas Fases de Oitavas de final, quartas de final, Semi – Final e final caso ocorra empate será decidido através de cobrança de penalidades máximas.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
ART. - 33 Será cobrada uma Taxa de Inscrição no valor de R$ 800,00(OITOCENTOS REAIS).
A taxa de arbitragem será recolhida antes de cada jogo pelo representante no valor:
140,00 (CENTO E TRINTA REIAIS) NA PRIMEIRA FASE,
160,00(CENTO E SESSENTA REAIS) OITAVAS E QUARTAS,
180,00(CENTO E OITENTA REAIS ) NA FASE SEMI- FINAL E FINAL.
DOS PRÊMIOS
ART. - 34 Será distribuída a seguinte premiação às equipes participantes:
Troféu para as 03 (três) primeiras colocadas do campeonato.
Troféu de goleiro menos vazado,
Troféu de artilheiro do competição
Premiação em dinheiro:
Campeão Valor de R$ 5.000,00(Cinco mil reais).
Vice - Campeão no valor de R$ 3.000,00(Três mil reais).
3 Colocado, R$ 1.000,00(hum mil reais).
CRITERIOS DE DESEMPATES.
ART. - 35 - No caso de empate entre 02 (duas) ou MAIS equipes na 1ª fase dentro de seus respectivos grupos, serão aplicados os critérios de desempate a seguir:
1* MAIOR NÚMERO DE PONTOS;
2* MAIOR SALDO DE GOLS;
3* MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS;
4* MENOR NÚMERO DE CARTÕES VERMELHOS;
5* MENOR NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS;
6* SORTEIO;
ART. - 36 A pontuação dos jogos será a seguinte: Vitória 03 pontos Empate com ou sem gols 01 ponto
ART. – 37 A Comissão Organizadora Orienta as equipes a fazerem suas preleções e orações dentro do vestiário antes do início dos jogos.
ART. - 38 A Comissão Organizadora, Não se responsabilizará por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou após a realização dos jogos, com atletas, dirigentes ou qualquer outra pessoa vinculada ou não a competição.
ART. - 39 Todos os recursos e relatórios serão julgados pela Comissão Organizadora.
ART. - 40 O Atleta que for eliminado deste campeonato não poderá participar de qualquer atividade esportiva de nossa Comarca durante doze meses.
ART. - 41 Os atletas que constarem em relatórios e participarem de agressões serão julgados pela Comissão Organizadora.
ART. - 42 Conforme determinação da FPF será necessário que as equipes tenham acompanhamento médico de seus jogadores.
ART. - 43 Será de responsabilidade de cada equipe, sobre a necessidade do exame médico.